Formosa do Rio Preto: Polícia Militar intensifica o policiamento no combate a prática de soltura de pipas com cerol

04/07/2025

Por Revista Formosa

Nesta quinta-feira, 3 de julho, a Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, intensificou a fiscalização preventiva e repressiva contra a prática de soltar pipas com cerol ou linha chilena.

A ação foi conduzida por policiais do 1° Pelotão da 86ª CIPM, após o aumento de denúncias e registros de acidentes envolvendo esse tipo de material cortante.

A iniciativa visa coibir uma prática que, além de ilegal, representa sérios riscos à integridade física da população, podendo causar ferimentos graves e até mortes.

O uso de cerol — uma mistura de cola com pó de vidro ou metal — e da linha chilena, ainda mais perigosa, tem sido motivo de preocupação crescente entre as autoridades.

De acordo com a Polícia Militar, a conduta se enquadra no Artigo 132 do Código Penal, que trata da exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo direto e iminente, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

A venda e a distribuição dessas linhas também são proibidas.

A PM alerta ainda que, no caso de menores de idade envolvidos na prática, os pais ou responsáveis legais podem ser responsabilizados civil e até criminalmente por danos causados à saúde de terceiros, à rede elétrica, além de prejuízos ao patrimônio público e privado.

Durante a operação, diversas pipas com cerol foram apreendidas e os responsáveis identificados. Eles poderão responder legalmente pelos atos praticados.

A Polícia Militar reforça que ações como essa continuarão sendo realizadas e pede a colaboração da comunidade para denunciar o uso de linhas cortantes, que colocam vidas em risco.

Fonte: 86ª CIPM

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.