Formosa do Rio Preto: Neo recebe o prefeito de Mateiros/TO para tratar de assuntos da Vila Panambi

Por Revista Formosa
O prefeito Manoel Afonso de Formosa do Rio Preto, oeste da
Bahia, acompanhado da Secretária de
Administração, Planejamento e Finanças, Maria Lecy, secretário de Saúde, João Rocha e do
vereador Joílson do Sucuriú, recebeu o prefeito de Mateiros/TO, Pastor
João Martins, nesta segunda-feira, 13.
O gestor João estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Mariene Tavares, secretária municipal de Saúde, Ceilane Menezes, diretora de Cultura Terezinha Neta, além do presidente da Câmara de Mateiros, Zuraildo Matos, vereadora representante da Vila Panambi, Zilmar Alves, e, vereadores Ademolson Ribeiro e Luiza Pereira.
A visita teve como pauta assuntos relacionados à Vila Panambi, que fica distante 90 km de Mateiros e 180 km de Formosa, localizada em uma região estratégica conhecida por Matopiba, e que conta com grandes investimentos agrícolas, principalmente em lavouras de soja. O distrito por muitos anos foi alvo de disputa territorial entre o Tocantins e a Bahia, e se consolidou, por decisão judicial, como pertencente ao município de Formosa. No entanto, historicamente as prestações de serviços públicos no povoado foram realizadas pela Prefeitura de Mateiros, como atendimentos em saúde e educação.
Em cumprimento à decisão judicial, a Administração Municipal de Mateiros vai encerrar os atendimentos no mês de julho, e por isso, no encontro, o prefeito Pastor João, secretárias municipais e vereadores reiteraram o sentimento de pesar pela decisão, já que a comunidade sempre teve um vínculo com a cidade de Mateiros.
Na reunião, foram apresentados pela equipe de Mateiros os documentos com o detalhamento dos prédios, patrimônio e servidores que realizam os serviços no local, como o posto de saúde e extensão do Centro Municipal de Educação Infantil Começo de Vida.
O prefeito Pastor João Martins enfatizou que a decisão é motivo de tristeza, mas que precisa ser cumprida, já que os investimentos na comunidade não podem ser justificados.
"A partir do momento em que ficou decidido que esse território pertence à Bahia, com muito pesar fizemos esta visita para ter essa conversa com o prefeito de Formosa, apresentando todo o trabalho e cuidado que o município de Mateiros tem tido com a comunidade durante todo esse tempo. Com isso, a partir de julho, estaremos entregando todas as reponsabilidades, tanto da educação infantil como da saúde, para o município de Formosa. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Neo, a quem agradecemos o carinho e a flexibilidade, reforçando que irá cuidar da comunidade", disse Pastor João.
A secretária de Educação, Mariene Tavares, também enfatizou que os vínculos já eram fortes com os moradores da Vila.
"Infelizmente temos que acatar a decisão deste território não ser do nosso Tocantins, então não podemos justificar os gastos do município dentro da Vila, sem a possibilidade de fazer investimentos. O mesmo sentimento de tristeza também vem da secretária de Saúde, Ceilane, que também já tem um vínculo com essa comunidade. Acreditamos que o prefeito Manoel vai dar continuidade a este trabalho, dando as condições necessárias para este povoado", comentou Mariene.
O prefeito de Formosa do Rio Preto disse que pretende dar continuidade a uma prestação de serviços que qualidade.
"Estamos à disposição da comunidade, para nós é uma alegria receber o prefeito de Mateiros e sua equipe. Até pouco tempo não se sabia se a Panambi era do Tocantins ou da Bahia, então neste período a Prefeitura de Mateiros vinha cuidando daquele povo. Agora com essa decisão vamos dar continuidade a esse trabalho e pagar uma dívida com aquela comunidade, e temos o compromisso de investir e deixar os moradores satisfeitos", enfatizou.
A vereadora de Mateiros e representante da comunidade, Zilmar Alves, apresentou ao prefeito de Formosa requerimentos para a Vila, como construção de praça, campo de futebol, demandas da educação e saúde, coleta seletiva do lixo, além da perfuração de poço artesiano. Os pedidos foram acatados pelo gestor, que se comprometeu a executar as melhorias na localidade.
Fonte: Folha do Jalapão; Revista Formosa



