Formosa do Rio Preto: Mutirão Pai Presente garante reconhecimento de paternidade e acesso à justiça

14/04/2024

Essa iniciativa vai além de questões jurídicas, representando histórias de vida, identidade e pertencimento

Juíza Tônia Barouche e equipe do Projeto Pai Presente. Imagem/RevistaFormosa
Juíza Tônia Barouche e equipe do Projeto Pai Presente. Imagem/RevistaFormosa

Por Revista Formosa

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, realizou nesta sexta-feira (12), no Fórum Des. Gérson Pereira dos Santos, o Mutirão "Pai Presente", com o objetivo de promover o reconhecimento de paternidade e reduzir o número de filhos sem o nome do pai na certidão de nascimento.

A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, da 86ª CIPM da Polícia Militar e da equipe do Cejusc, ofereceu atendimento gratuito para todos os casos, tanto para reconhecimento voluntário quanto para aqueles em que ainda havia dúvidas sobre a paternidade biológica.

Um direito fundamental para crianças e adolescentes

O acesso à paternidade é um direito fundamental que impacta diretamente na vida de crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à identidade, à herança e a outros direitos civis. Essa iniciativa vai além de questões jurídicas, representando histórias de vida, identidade e pertencimento. O mutirão foi considerado um grande sucesso, com um número significativo de atendimentos realizados.

Ao final do Mutirão Pai Presente, Tônia Barouche, Juíza da comarca de Formosa do Rio Preto e Coordenadora do Cejusc, conversou com a equipe da Revista Formosa.

"Tivemos um excelente dia hoje, recebemos muitas pessoas e todos foram atendidos. Ninguém ficou de fora. Aqueles que não puderam ser atendidos por uma falha de documentos, ou alguma falta de representação, foram informados de seus direitos e vão poder retornar aqui em uma outra data", destaca Juíza Tônia.

Ainda de acordo com a Coordenadora do Cejusc, as averiguações oficiosas de paternidade continuarão em Formosa do Rio Preto ao longo do ano, bastando o interessado ir até o Fórum e procurar o Cejusc.

"O Projeto Pai Presente pode acontecer todos os dias, basta você que precisa fazer o exame de DNA consensual, venha aqui no Fórum procurar a gente e a gente vai realizar esse exame", enfatiza Juíza Barouche.

A Juíza Tônia Barouche agradeceu a todos os parceiros que colaboraram para o sucesso do mutirão, em especial à Prefeitura Municipal, à Secretaria Municipal de Saúde, à Polícia Militar, à equipe do Cejusc e à Revista Formosa.

Equipe:

  • Jacimaria Batista Miranda- Auxiliar de Serviços Gerais;

  • Márcio Rodrigues de Oliveira- Mediador e Conciliador;
  • Cide Consuelho Serpa Oliveira-Assistente Administrativo;
  • Francisca Pereira Vidal-Assistente Administrativo;
  • Sandra Oliveira-Técnica Judiciário;
  • Jullyana Machado Lustosa- Advogada e Supervisora do Cejusc;
  • Tônia Oliveira Barouche -Juíza e Coordenadora do Cejusc.

Receba as últimas notícias da Revista Formosa no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI! . Siga a Revista Formosa no Google News.