Formosa do Rio Preto: Secretaria de Educação faz balanço do resultado do IDEB - 2021

Por Revista Formosa
O Município de Formosa do Rio Preto, através da Secretaria Municipal da Educação reuniu nesta segunda-feira, dia 10, com suas Equipes Técnicas e Diretivas para avaliar seus Indicadores, rever suas estratégias e melhorar a Prática Pedagógica em cada Unidade Escolar, mostrando também a importância teórica para ser desenvolvida na prática desde a sua criação, como é calculado o índice e o que fazer para o avanço do IDEB na Rede de Ensino.
Neste Encontro, a Secretária Municipal da Educação, Senhora Maria do Socorro Araújo, falou para todos os presentes que
"confiamos em todos, acreditamos na luta por uma educação que seja transformadora, humanizadora e includente para o aluno e sua família."
O IDEB é importante por ser condutor de Política Pública em prol da qualidade da educação. Visto que, possibilita que o Estado afira suas Políticas Educacionais e tome medidas cada vez mais assertivas para sua melhoria. Desta forma, um dos melhores e mais adequados usos para os resultados será diagnosticar as lacunas e nortear iniciativas de recomposição das aprendizagens.
o IDEB vai muito além de um índice que mostra a posição da
educação de um Estado/Município, em relação ao contexto
Nacional. Aponta metas, e prioridades para alocação de
investimentos, fortalecendo ações focadas na aprendizagem.
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
