Formosa do Rio Preto: Prefeitura fará caminhada e programação especial nesta sexta referente a Outubro Rosa

Por Revista Formosa
A prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria da Saúde promove desde o dia 14, em aderência à campanha Outubro Rosa - Mês de prevenção contra o câncer de mama, atendimentos especiais, palestras e exames de ultrassonografia da mama (40 a 69 anos de idade) para as mulheres nas Unidades de Saúde da Família.
Nesta sexta-feira, 28, como término da campanha, será realizada uma caminhada de conscientização pela manhã, a partir das 07:30h, com saída da Praça da Igreja Matriz até a Praça da Santa Helena. Já a tarde, a partir das 17:30h, ocorrerá na Quadra da Santa Helena, palestras com médicos, apresentação musical, zumba, sorteio de brindes entre outros. Todas as formosenses estão convidadas!
Outubro Rosa - Prevenir é um ato de amor!
Outubro Rosa
Conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90. O objetivo da campanha é fornecer informações sobre a doença, promovendo maior acesso aos serviços de diagnóstico.
Todo ano, monumentos são iluminados nos mais diversos tons de rosa com a intenção de expor ao mundo a importância da luta contra o câncer de mama. Isso porque essa doença é considerada uma das responsáveis pelo maior número de mortes de mulheres em todo o mundo.
Para te ajudar a entender mais sobre essa campanha e como ela surgiu, a equipe Biossance preparou um artigo especial sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais sobre o movimento e as formas de prevenção!
O que é Outubro Rosa?
A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Geralmente, mulheres entre 40 e 70 anos são aconselhadas a fazer mamografia, um exame capaz de detectar a presença do nódulo cancerígeno.
Esse movimento começou na década de 90, nos Estados Unidos, com a intenção de estimular a participação de todos na prevenção ao câncer de mama. Em geral, as campanhas são divididas da seguinte forma:
- transmitir informações sobre a doença;
- estimular a atenção das mulheres sobre o assunto;
- investigar alterações suspeitas no corpo da mulher,
- reforçar benefícios e riscos da mamografia de rotina, deixando a mulher livre para decidir onde será realizado o exame.
São realizadas diversas atividades para promover a conscientização do câncer de mama, compartilhando informações detalhadas sobre a doença. Dessa forma, é possível reduzir os riscos e, consequentemente, o índice de mortalidade.
Vale lembrar que a campanha ajuda a aumentar as chances de cura, já que quando a doença é detectada precocemente há mais opções de tratamento. Por isso, fazer o exame de câncer de mama com regularidade é fundamental.
Como surgiu esse movimento?
Como adiantamos anteriormente, o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, no final do século 20. Na época, a Fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu uma corrida nas ruas de Nova York com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama.
Nesse evento, o laço cor-de-rosa foi lançado e distribuído a todos os participantes da corrida, tornando-se símbolo oficial da luta. Não à toa, o nome da campanha remete à cor do laço.
Outubro Rosa no Brasil: como começou?
A primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, quando o monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu uma iluminação dessa cor. A ação foi impulsionada por um grupo de mulheres simpatizantes ao movimento em conjunto com uma empresa europeia.
