Formosa do Rio Preto: IPHAN guarda urna funerária de povos indígenas já extintos

Por Revista Formosa
Com o apoio da Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na quarta-feira, dia 14, uma equipe de técnicos da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Bahia (Iphan), esteve na cidade para recolher uma urna funerária pertencente aos povos indígenas já extintos - "Aratus".
A urna de cerâmica com cerca de 1,20 de altura foi encontrada há dois anos no Bairro Santo Expedito, e, posteriormente encaminhada aos cuidados da Prefeitura, que a abrigou na antiga Usina da Luz.
"O artefato era utilizado para guardar os corpos dos indígenas antes de serem enterrados. Nele há fragmentos de dentes. A urna será levada para Salvador, onde fará parte da nossa reserva técnica. Após estudo, ocorrendo interesse, o item poderá ser devolvido desde que as condicionantes do Iphan sejam cumpridas", disse o Técnico em Arqueologia do Iphan, Alexandre Colpas.
MUNICÍPIOS VISITADOS
Na semana passada a equipe do Iphan esteve também em: Wanderley, Barreiras, Riachão das Neves e Ibotirama, onde foram recolhidos outros artefatos pertencentes a povos indígenas.
