Formosa Rio Preto: Cirurgias Oftalmológicas são realizadas gratuitamente
Pela primeira vez, os procedimentos são feitos na cidade. O município de Formosa do Rio Preto recebeu a caravana que realiza cirurgias de catarata. Essa foi a primeira vez que o procedimento, fruto da parceria entre os governos estadual e municipal, foi realizado na cidade.
Antes os pacientes acometidos com a doença, após diagnóstico, eram encaminhados para outros municípios ou estados para operar. Além das cirurgias eletivas de catarata, o mutirão realizou, ainda, outros tratamentos oftalmológicos, a exemplo do glaucoma e da cirurgia de pterígio, esta última não está inserida no rol de cobertura do SUS, mas foi ofertado gratuitamente, com todos os custos arcados pela Prefeitura.
"Nós estamos fazendo uma revolução na Saúde de Formosa do Rio Preto, oferecendo à nossa população consultas, exames e procedimentos menos complexos aqui na sede, para que ela não precise se deslocar. Isso proporciona mais conforto para o paciente e menos custo para o município. Mantivemos o Tratamento Fora do Domicílio (TSD) apenas para procedimentos de alta complexidade que não conseguimos realizar aqui", ressaltou o prefeito Manoel Afonso Araújo, comemorando a inclusão de Formosa no roteiro do mutirão.
Ao todo, foram realizadas 182 atendimentos, entre catarata e pterígio. "Nós incluímos a cirurgia de pterígio porque entendemos que é um problema simples, mas que pode evoluir. Então preferimos tratar operando, antes que a lesão prejudique a córnea, impondo ao paciente um risco maior", pontua o secretário de Saúde, Hildjane Souza, ressaltando que o município custeou 100% das despesas.
Com informações DIRCOM da Prefeitura de Formosa do Rio preto