Formosa: Caso Vila dos Coreanos; o que se sabe sobre as mortes de crianças encontradas em vala

10/05/2022

Por Revista Formosa

Cinco crianças coreanas foram encontradas mortas em uma vala após saírem para brincar na Vila dos Coreanos, no município Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.

O caso aconteceu no dia 29 de abril, na fazenda Paraíso, que fica dentro da Vila dos Coreanos, onde vivem cerca de dois mil asiáticos e descendentes.

Duas vítimas tinham 11 anos, outras duas tinham 7 e a mais nova, tinha 6. As mortes delas são investigadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que apura três possibilidades.

A seguir, veja o que se sabe sobre o caso:

  1. Quem são as vítimas?
  2. Como as crianças foram encontradas?
  3. Quando os pais notaram o desaparecimento das vítimas?
  4. O que é a Vila dos Coreanos?
  5. Quais as causas das morte?
  6. O que a Embaixada da Coreia diz?

1. Quem são as vítimas?

Duas vítimas tinham 11 anos, outras duas tinham 7 e a mais nova, tinha 6. Todas estudavam na rede municipal de ensino.

2. Como as crianças foram encontradas?

As vítimas foram encontradas mortas em uma vala, no dia 29 de abril, na fazenda Paraíso, que fica dentro da Vila dos Coreanos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado quando os corpos foram achados pelos familiares, porém, as equipes já encontraram os pequenos sem vida.

3. Quando os pais notaram o desaparecimento das vítimas?

De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu por volta das 12h, no entanto, os pais das vítimas sentiram falta das crianças por volta das 15h.

4. O que é a Vila dos Coreanos?

A Vila dos Coreanos fica na cidade de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. No local, vivem cerca de dois mil asiáticos e descendentes.

O acesso à comunidade é restrito às 160 famílias que habitam o local.

5. Quais as causas das mortes?

A Polícia Civil ainda investiga as causas das mortes das crianças coreanas. Em paralelo, também há apurações do Ministério Público do Trabalho (MPT), que apura possibilidades como: acidente, trabalho infantil ou negligência.

6. O que a Embaixada da Coreia diz?

A Embaixada da República da Coreia enviou um ofício as prefeituras das cidades de Barreiras e Formosa do Rio Preto para coletar informações sobre o caso. Com informações g1