Formosa: Caminhada chama à atenção para luta contra violência, abuso e exploração sexual

19/05/2023

Representante do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário estiveram presentes. Assista Vídeos da fala do Prefeito Neo e do Promotor de Justiça, Adson Batista. Veja imagens da programação 18 de maio

Por Revista Formosa

A Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação, realizou ato público de manifestação e luta contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na manhã desta quinta-feira (18).

A iniciativa contou com a parceria do Poder Judiciário, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar, escolas particulares e estaduais

O ato, alusivo às comemorações do "Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", iniciou com uma concentração em frente à Praça da Santa Helena, passando pela Rua Joaquim Augusto, em seguida pela Avenida Brasil e depois Rua Anastácio dos Santos, chegando até a Quadra Poliesportiva Aby Lisboa.

Durante o percurso da caminhada e programação conduzida pela senhora Itatiara Martins, esteve o prefeito de Formosa do Rio Preto, Neo Araújo, acompanhado da Primeira Dama, Luciane Brandão, da Secretária de Assistência Social, Sueli Serpa, Priscila Araújo, Chefe de Gabinte e os secretários Maria Lecy (Administração), João Rocha (Saúde), Eliel Santos (Desenvolvimento Econômico), Marinélia Rocha (Educação), Rosilene Carvalho (Cultura), Tiago Xavier (Infraestrutura) e Egnaldo Ribeiro (Transporte).

No final da Caminhada foi realizado um momento cultural e interativo. O evento foi abrilhantado com apresentações de Balé, músicos e contou com a participação de alunos de diversas escolas. Estiveram presentes discentes da Escola da APAE e integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA.

Entre as autoridades, estiveram também presentes o vereador Joílson do Sucuriú, o Promotor de Justiça, Adson Batista e demais segmentos da sociedade civil organizada.

O evento destacou que o 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Disque 100 é um canal de denúncia nacional, que pode ser acionado de forma gratuita e anônima para relatar situações de abuso e exploração sexual infantil, bem como, maus-tratos às pessoas idosas e com deficiência.

Apoio e Participação

A secretária Sueli Serpa agradeceu o apoio e a presença de todos, em especial, a do prefeito Neo Araújo e dos colegas secretários. Ao se referir à data do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comentou "A caminhada é um evento de sensibilização para a sociedade em forma de alerta, pois os abusos infantis são frequentes sendo que os órgãos competentes recebem diversas denúncias de casos de abusos, principalmente intrafamiliares. A Prefeitura tem trabalhado de forma rigorosa esse tema, para chamar a atenção e mostrar que existe suporte para esse tipo de crime", destacou a secretária Municipal de Assistência Social.

Assista parte da fala do Promotor de Justiça, Adson Batista 

Assista parte da fala do Prefeito Neo Araújo

Imagens: Ruth Tavares