Formosa: Amantes de Som Automotivo pediram ao prefeito uma área própria para suas atividades

28/03/2023

Por Revista Formosa

O som automotivo, assim como as festas de Peão, vaquejadas, o futebol, a pescaria, um bom churrasco entre amigos: são paixões nacionais. De acordo com os dados de entidades representativas, o Brasil possui hoje mais de 30 mil pontos de instalação automotivo, gerando mais de um milhão de empregos no país. Hoje somos a segunda nação nas Américas que mais produz auto-falantes. O setor possui em torno de 500 fábricas e gera anualmente mais de R$ 2 bilhões em negócios.

Em Formosa do Rio Preto, assim como em todo o Brasil, esse hobby tem grande destaque na sociedade, são mais de 260 famílias ou cerca de 1.000 pessoas que estão diretamente envolvidas neste lazer, que, além de muitos empregos, é um dos principais entretenimentos de uma legião de apaixonados em som automotivo.

Dentro destas premissas, na noite de carnaval do último dia 28 de fevereiro, por volta das 20:00 horas, em frente ao Parque de Vaquejada, nossa PM, dentro da absoluta legalidade, mas num ato inédito até então, realizou a apreensão de 3 equipamentos de som automotivos, um paredão e 2 carros com som instalados. Essa apreensão durou deste o dia 28 até a última sexta-feira, dia 24 de março, fato que causou além de muita tristeza nas pessoas que tiveram seus sons automotivos apreendidos, muitas dúvidas em torno da continuidade deste hobby na cidade.

Pensando neste problema e na melhor forma da solução legal do mesmo, no dia 17 de março, alguns representantes da ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE SONS AUTOMOTIVOS DE FORMOSA DO RIO PRETO, todos empresários e prestadores de serviços de renome municipal, estiveram em reunião com o Prefeito Neo Araújo em busca de apoio para se conseguir um local apropriado para a continuidade das atividades, esse terreno seria para extinguir de forma prática qualquer possibilidade de perturbação do sossego ou da ordem pública municipal. 

Muito atencioso e prestativo para com todos os presentes, o nobre líder maior de nossa cidade, o Prefeito Neo, colocou-se a disposição dos ilustres visitantes e prometeu procurar legalmente a melhor forma de solução deste problema.

Em depoimento a nossa reportagem, o empresário Weudes da Costa, que esteve à frente da reunião com o Governo Municipal, mostrou-se muito otimista com a reunião realizada. Prá ele, assim como em outros municípios em que o prefeito conseguiu uma área própria para o som automotivo, aqui em Formosa do Rio Preto, segundo ele, não será tão diferente.

Outro entrevistado que inclusive teve um de seus equipamentos apreendidos, afirmou: "Estas manifestações são atos culturais. Precisamos de políticas públicas que apóiem e ampliem os espaços para nós, e claro, com apoio das entidades, para que possam nos oferecer infra-estrutura e segurança todos, por outro lado, sem que a nossa associação venha a perturbar a paz e o sossego na cidade de Formosa do Rio Preto".

Itabirito-Minas Gerais

A cidade de Itabirito-MG, depois de muitas negociações dos amantes de carros automotivos com aquele Governo Municipal, com o Ministério Público e sociedade organizada, os mesmos ganharam o seu merecido espaço de som automotivo, no primeiro encontro, reuniuram-se mais de 1,5 mil pessoas. O evento foi sucesso total e conseguiu arrecadar cerca de um tonelada de alimentos não perecíveis que foram doados a entidades filantrópicas da cidade.

"De acordo com a lei, todo e qualquer carro que tiver o som audível do lado de fora, de maneira a perturbar o sossego público, pode sofrer as punições. Ouvir o som alto dentro do carro, o som de qualidade, som bom, forte, com os graves, não tem problema nenhum. O problema é perturbar o sossego público. Neste sentido, somos totalmente de acordo com a lei. Também queremos coibir os exageros, nosso receio apenas é de que ela seja mal interpretada e que possa prejudicar nosso hobby". Finalizou Weudes da Costa.

Fonte:Capinópolis News