Formosa: 8ª Copa de Jiu-jítsu reuniu mais de 400 atletas em um dia de competição

03/05/2023

O público ficou impressionado com o potencial dos participantes 

Crédito imagem: Ruth Tavares
Crédito imagem: Ruth Tavares

Por Revista Formosa

A Quadra de Esportes Aby Lisboa, em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia, foi palco, no último final de semana, dia 30/04, da 8ª Copa Formosa de Jiu-Jítsu. Foram meses de preparação para mais de 400 atletas, que passaram por treinos intensos, alimentação equilibrada e preparo emocional para superar os desafios do evento esportivo.

A competição reuniu lutadores de Formosa do Rio Preto, Itabera, Feira de Santana, Correntina, Santana, Barreiras, LEM, Ibotirama, Santa Maria da Vitória e Corrente-PI, nas categorias faixa branca, azul, roxa, marrom e preta.

O público, também marcou presença. O evento foi uma realização da Escola Fênix em Parceria com a Prefeitura de Formosa, por meio da Secretaria da Juventude e Esportes, em parceria com a Federação Baiana Olímpica da modalidade.

O objetivo da Copa foi divulgar a modalidade esportiva e, com isso, reunir desportistas da região, possibilitando o intercâmbio e a troca de informações entre os atletas. Juntas, as equipes disputaram premiações em mais de 15.000,00 (quinze) mil reais, além de troféus, medalhas de ouro, prata e bronze.

A Copa Formosa é o maior competição de Jiu-Jitsu do Oeste da Bahia. O nível técnico da competição foi altíssimo, contando com a presença de atletas que já participaram de eventos regionais e nacionais.

O esportista e Professor Luciano, líder da Academia Fênix/Manimal, que já disputou vários torneios, elogiou o empenho e o nível de organização do evento. "Estou muito feliz com essa competição, pois reuniu grandes atletas da nossa região. Satisfeito com a nossa equipe que fez toda organização e tivemos apoio para a estrutura da Copa. Gostaria de agradecer a todos os alunos da Fênix/Manimal e parceiros, que fazem esse evento ser um sucesso, sem eles não seria possível realizar essa grande competição", enfatizou um dos coordenadores do evento ao Revista Formosa.

Colocação por Equipe:

1° - Fênix/Manimal/Cras;

2º - Gfteam;

3º - Barreiras Jiu-jitsu;

4º - Raiz;

5º - Nova União;

6º - Cerrado MMA;

7º - Checkmat;

8º - Corpor e Mente;

9º - Laje

O profissionalismo foi impecável. O público ficou impressionado com o potencial dos participantes e também pela quantidade de atletas.

A secretária Municipal de Esportes, Odília Naira, ressaltou que iniciativas como estas contribuem com o estímulo ao esporte, atrai cada vez mais atletas e possibilita a formação de novos talentos do Jiu-Jitsu. "Foi uma grande competição. Os lutadores demonstraram respeito e muita harmonia uns com os outros. A Copa Formosa mostrou a força do município na modalidade", finalizou Odília ao Revista Formosa.

O evento teve grandes lutas de faixa branca mirim à faixa preta e mesmo com a rivalidade que se tem nos eventos, onde todos buscam a vitória, a paz, a cordialidade e o respeito, esteve acima de tudo.

A expectativa agora é ainda maior para a próxima Copa Formosa.