Estação Ecológica de Rio Preto: Santuário da Biodiversidade entre Cerrado, Caatinga e Floresta

20/07/2025

Veja vídeo

Por Revista Formosa

Localizada entre os municípios de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, a Estação Ecológica de Rio Preto é uma das mais importantes Unidades de Conservação de proteção integral do estado. 

Criada pelo Decreto Estadual nº 9.441, de 6 de junho de 2005, a estação está sob a responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e se destina exclusivamente à preservação da natureza e ao desenvolvimento de pesquisas científicas.

Com uma área de aproximadamente 4.536 hectares, a Estação Ecológica de Rio Preto se destaca por resguardar uma rara zona de transição ecológica, onde coexistem os biomas Cerrado, Caatinga e Floresta Estacional

Esse mosaico natural constitui um ambiente de equilíbrio dinâmico e de altíssimo valor ambiental, sendo considerado um verdadeiro santuário da biodiversidade baiana.

A criação da estação considerou a relevância do Rio Preto, importante afluente do Rio Grande, e buscou impedir o avanço de ações antrópicas desordenadas. 

A região abriga remanescentes florestais da Mata Atlântica e do Cerrado, além de um notável patrimônio cultural e um valor cênico ímpar.

Como unidade de proteção integral, a Estação Ecológica tem acesso restrito ao público e não permite nenhum tipo de uso direto dos recursos naturais. Ou seja, nada se extrai, nada se explora — tudo se protege.

Desde 2020, a gestão da Estação Ecológica de Rio Preto está sob responsabilidade de Iedo Rodrigues Vitor, técnico do instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema), que atua com dedicação na coordenação das ações de conservação e no apoio às pesquisas científicas.

Mais do que um território de beleza intocada, a Estação Ecológica de Rio Preto é um legado ambiental, conservado com rigor para que futuras gerações possam herdar e estudar esse patrimônio natural único do território baiano.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.