en-Em novo teste, TSE vai tentar mostrar segurança das urnas eletrônicas

10/05/2022
Ainda, falta o Ministério da Defesa carimbar se realmente teremos urnas eletrônicas seguras
Ainda, falta o Ministério da Defesa carimbar se realmente teremos urnas eletrônicas seguras

Por Revista Formosa

Em meio às críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que questiona a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentará mostrar que foram sanadas todas as vulnerabilidades encontradas nas urnas em aferição realizada em novembro de 2021. Eis o desafio!

De acordo com informações do portal Metrópoles, a Corte deve mostrar a especialistas, entre os dias 11 e 13 de maio, os aperfeiçoamentos realizados após Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS). Na ocasião, o TSE deve fazer também os últimos testes antes das eleições de outubro.

Segundo o site, o TPS ocorre desde 2009, para aperfeiçoar as urnas eletrônicas. Durante estes anos, cerca de 140 especialistas independentes, sem qualquer ligação com a Justiça Eleitoral, já participaram do teste. Dentre as melhorias já implementadas estão a criptografia das teclas e o sistema de áudio para pessoas com deficiência visual.

O Teste de Confirmação deste ano contará com a participação de investigadores que atuaram no TPS de 2021. Agora eles voltam ao TSE para conferir se as soluções da equipe técnica foram suficientes para aperfeiçoar e sanar  vulnerabilidades apontadas anteriormente.

Conforme apurou o site, quase todos os quesitos apontados pelos especialistas foram resolvidos pelo TSE e as possíveis soluções serão apresentadas no novo teste. Com isso, possivelmente as urnas usadas em outubro já estarão equipadas com as novas sugestões dos especialistas. Ainda, falta o Ministério da Defesa carimbar se realmente teremos urnas eletrônicas seguras e se de fato o TSE vai acatar todas as sugestões dos especialistas do Exército Brasileiro. Aguardaremos! Bahia.ba; Revista Formosa