en-Diligência em local de conflitos de terra com a participação e requisição do Poder Judiciário da Comarca de Formosa do Rio Preto-Bahia

20/05/2022

Por Revista Formosa

11ª COORDENADORIA REGIONAL DE POLÍCIA - DELEGACIA DE FORMOSA DO RIO PRETO - BA

DADOS DO FATO:

Data e horário: 18/05/2022, Início: 7h da manhã; Final: 19:50h.

■ LOCAIS DAS DILIGÊNCIAS E DISTÂNCIA PERCORRIDA:

BUNG COACERAL, SUL COLONIZADORA, BASA AGRICOLA LOCAL DA INSPEÇÃO, FAZENDA CANABRAVA AGROPECUÁRIA LTDA, AGROVILA PANAMBI, REGIÃO DA GARGANTA, FAZENDA ESTRONDO, RIACHÃO DO OURO E FAZENDA OURO.

Quilometragem percorrida: aproximadamente 460 quilômetros.

■ AUTORIDADES E SERVENTUÁRIOS PARTICIPANTES DA DILIGÊNCIA:

Poder Judiciário: Dr. Carlos Eduardo e Dr. Edson Campos (Juízes de Direito da Comarca); Bartolomeu Bispo (Oficial de Justiça e Alaece Moreira dos Santos (Escrivã da Vara Criminal).

Polícia Civil: Dr. Arnaldo Monte (Delegado de Polícia) e os Investigadores Marcelo Henrique, Jurandi Barbosa e Reinaldo Serpa.

Polícia Militar: Capitão Mário Augusto Baeta da Silva e tropa com duas Viaturas.

■ HISTÓRICO:

No dia 18/05/2022 às 7h da manhã iniciamos uma Diligência/Vistoria em Locais de Conflitos de terras na Comarca de Formosa do Rio Preto/BA e fomos até as seguintes localidades: BUNG COACERAL, SUL COLONIZADORA, BASA AGRICOLA LOCAL DA INSPEÇÃO, FAZENDA CANABRAVA AGROPECUÁRIA LTDA, AGROVILA PANAMBI, REGIÃO DA GARGANTA, FAZENDA ESTRONDO, RIACHÃO DO OURO E FAZENDA OURO. Durante a diligência em conjunto Poder Judiciário, Polícia Militar e Polícia Civil, também foram convidados os Advogados das partes em conflito e em determinado momento houve uma Audiência ao ar livre, onde pôde-se ouvir as versões de algumas pessoas daquelas áreas conflitantes, sendo, contudo, respeitado o bom senso às instituições ali presentes. Ao final dos trabalhos foram percorridos aproximadamente 460 quilômetros, findando os trabalhos somente às 19:50h.

■ MOTIVAÇÃO/OBJETIVO:

Evitar a violência no campo e fazer com que o Poder Judiciário se aproxime ainda mais das questões agrárias do município.

■ INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

Duas Viaturas da Polícia Militar e uma Viatura da Polícia Civil.

■ AUTORIDADE POLICIAL SUBSCRITORA: DPC ARNALDO ALVES DO MONTE, DELEGADO DE POLÍCIA TITULAR DA DELEGACIA DE FORMOSA DO RIO PRETO/BA.