en-Deputado defende CPI e garante: ”Vamos abrir a caixa preta da Petrobras”

21/06/2022
José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa
José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa

Por Revista Formosa

O deputado federal Sanderson (PL-RS) defende que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) envolvendo a Petrobras é "legal e constitucional". Para ele, é preciso "abrir a caixa preta" da estatal para entender os sucessivos reajustes do preço dos combustíveis.

"Ninguém mais aguenta. Os sequenciais reajustes da Petrobras ultrapassaram todos os limites e alguma coisa tem que ser feita. Temos uma diretoria demissionária que está tomando decisões com algum viés que precisa ser investigado, qual a razão dos sequenciais reajustes", iniciou o parlamentar, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News. "Por isso tenho dito: vamos abrir a caixa preta da Petrobras, como fizemos em 2019, que conseguimos abrir a caixa preta do BNDES. Vamos abrir a caixa preta e verificar se no ano o dólar caiu 7,77% frente ao real, o porquê do diesel subir 22%", completou. 

CPI da Petrobrás: José Mauro Coelho pede demissão e deixa a presidência da Petrobras

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (20) que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa na tentativa de evitar a CPI na empresa.

"A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora", disse a companhia. 

Renúncia de presidente da Petrobras é confissão de culpa, avaliam especialistas

Anunciada na manhã desta segunda-feira (20), a renúncia de José Mauro Coelho da presidência da Petrobras tem sido bastante comentada por aliados do executivo.

Nos bastidores, a avaliação do entorno de José Mauro é de que, ao renunciar, ele "assumiu uma culpa" pelo alto preço dos combustíveis no Brasil atualmente.