en-AMEAÇA ÀS ESCOLAS: Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 14 anos, em Barreiras
Em Nota, a Secretaria de Educação informa que a ação pretende identificar a origem das mensagens falsas sobre ataques terroristas em escolas municipais...

Por Revista Formosa
Desde o atentado que terminou com a morte da estudante Geane Brito, 19 anos, que foi morta com golpes de facão por um colega adolescente em um ataque armado no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, no Oeste da Bahia, o clima de medo e insegurança tem se instaurado entre outros colégios da cidade.
Nos últimos dias uma onda de ameaças às escolas tem se espalhado através das redes sociais, preocupando toda a população. Nas redes sociais, surgem caricaturas de pessoas trajando roupas escuras, portando armas de fogo e gravações que prometem ações criminosas contra as escolas.
A última ameaça foi direcionada à Escola Celso Barbosa dos Santos, através de mensagens postadas no Twitter. De acordo com informações da Direção da escola, a polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas para averiguar os fatos e descobrir de onde partiu as mensagens. "Nós comunicamos de imediato a secretaria de Educação e buscamos apoio da polícia Militar, Civil e a Guarda municipal", afirma Mel, Diretora da Escola Celso Barbosa.
A Polícia Civil tem tentado tranquilizar a população afirmando à comunidade que tem adotado providências imediatas diante de qualquer fato que chegue ao seu conhecimento, através de ocorrências policiais ou através de informações outras.
Conforme o Coordenador Regional da 11ª COORPIN/BARREIRAS, DPC Rivaldo Almeida Luz, algumas pessoas que vêm provocando esse tipo de crime já estão identificadas, que a Polícia Civil tem meios o bastante para qualificar e apresentar as pessoas envolvidas à Justiça. "A Polícia Civil em Barreiras já tem inquérito policial em andamento, sendo que foram identificados e ouvidos os menores envolvidos, pais e responsáveis, que certamente responderão fortemente por suas ações, sejam elas na forma criminosa ou na forma de ato infracional", informa o delegado.
Após investigação para descobrir os responsáveis por disseminar tais ameaças nas redes sócias, a Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão, nessa quarta-feira (26), na casa de um adolescente de 14 anos, em Barreiras. A ação faz parte da "Operação Apokrypha"
De acordo com informações do delegado da Polícia Federal, Gideão Ribeiro, o celular do adolescente foi apreendido durante o cumprimento do mandado. "A gente recebeu a informação enquanto essas postagens e fizemos um trabalho de inteligência para identificar. Oficializamos o Twitter, o Instagram e conseguimos os dados dele", informou o delegado da PF.
Segundo Gideão Ribeiro, o suspeito foi identificado e a operação foi montada após a autorização judicial. "Fomos até a residência dele, fizemos as buscas lá e apreendemos o celular. É um passo importante para que gente possa continuar as investigações".
Em nota divulgada nessa quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação informa que a rede de segurança montada prevê investigações aprofundadas para identificar a origem de mensagens falsas sobre ataques terroristas em escolas municipais, que estariam circulando em grupos de alunos e nas redes sociais.
"Desde os primeiros relatos foram iniciados intensos trabalhos de checagem destas informações, com o apoio dos setores de inteligência das Polícias Civil, Militar e agora Federal, e também intensificadas as rondas escolares realizadas pela Guarda Civil Municipal, como forma de garantir a segurança nas escolas e nos entornos, o que permite a Secretaria de Educação assegurar a todos que fiquem tranquilos e evitem disseminar boatos, que só contribuem para dar visibilidade a condutas nocivas à educação", informa a Secretaria.
