en-A importância do serviço voluntário

Por Revista Formosa
Análoga à afirmação do filósofo Bauman, em sua obra Modernidade Líquida: "Nós somos responsáveis pelo outro'', tem-se a principal característica do voluntariado, que é a responsabilidade de garantir assistência, em qualquer âmbito, ao próximo e sem nenhum tipo de cobrança financeira. Esse tipo de atitude é de fundamental importância na unidade social contemporânea, que prevalece o individualismo e a desigualdade social, pois proporciona integração entre os cidadãos e melhoria na qualidade de vida de quem é assistido.
O capitalismo desencadeou uma sociedade desigual, egoísta e individualista, que vive almejando o lucro, com isso, grupos periféricos como os sertanejos, moradores de favelas ou até doentes são menosprezados socialmente. Diante desse cenário, é fundamental a existência do trabalho voluntário para a geração de benefícios sociais. Como exemplos, têm-se os ''Voluntários do Sertão'', que ocasionam tratamentos médicos aos moradores do Sertão, o grupo ''Nós do Morro'', que tem o objetivo de proporcionar acesso à arte e à cultura no Morro do Vidigal- Rio de Janeiro- além dos ''Doutores do Riso'', que garantem momentos de lazer em hospitais. Dessa forma, a sociedade só conviverá em harmonia e sem desigualdades no momento em que o próximo também for prioridade, e isso pode ocorrer por meio do voluntariado.
Além disso, o trabalho voluntário garante benefícios individuais, pois o voluntário ao se tornar ativo na solução de problemas sociais, abandona além do individualismo contemporâneo, o estresse cotidiano e passa a sentir prazer em ajudar, o que melhora a própria qualidade de vida. O médico, Patch Adams, por exemplo, fundou o instituto Gesundheit, o qual presta serviços sem cobrança financeira, pois ele acredita que ao ajudar o próximo, contribui para a melhoria da própria saúde ao ativar neurotransmissores que favorecem seu organismo. Logo, o voluntariado é a principal ferramenta para uma vida social e individual equilibrada e saudável.
Infere-se, portanto, que é necessária a existência do voluntariado para o melhor funcionamento social, mas essa prática deve se tornar frequente e mais efetiva. Dessa forma, é importante que ONGs, em parceria com os centros religiosos e canais midiáticos, promovam campanhas, como a ''Seja um Voluntário" informando como e onde a população deve colaborar. Ademais, o Ministério de Cultura, deveria proporcionar atividades que estimulem as pessoas a se tornarem voluntárias. Por fim, o cidadão deve ser mais ativo no trabalho voluntário e criar mais grupos, como os ''Doutores do Riso'.
