Embaixador rebate Esquerda Radical sobre o Brasil e exige retificação
O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, rebateu duramente uma carta de deputados democratas ao presidente norte-americano, Joe Biden, pedido um recuo nas relações com o Brasil até que "um novo líder, mais alinhado a valores democráticos e direitos humanos, seja eleito".
Em documento endereçado ao deputado Hank Johnson, que encabeçou o texto, o diplomata rebate ponto a ponto do que foi apresentado a Biden e diz que a carta "contém informações equivocadas, distorções e falsidades sobre o Brasil que exigem retificação".
"É lamentável que, sob pretexto de promoção da democracia e dos direitos humanos, objetivo plenamente compartilhado pelo governo brasileiro, a carta proponha uma visão de mundo que tem dificuldade em lidar com diferenças políticas e com os fatos", escreveu.
Entre outra acusações, deputados democratas afirmam que as políticas de Bolsonaro "ameaçam o Estado de Direito, os direitos humanos, a saúde pública e o meio ambiente". Mas o embaixador diz que a carta "não menciona um único exemplo das supostas 'ameaças' porque estas simplesmente não existem".
Forster ainda afirmou que o envio da mensagem a Biden "em nada contribui para a amizade e a cooperação entre o Brasil e os EUA, especialmente na área da Defesa, cujas raízes remontam à luta comum de nossas tropas para derrotar o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial".
Com informações Revista Oeste