Em ritual mexicano, prefeito se casa com jacaré fêmea

Por Revista Formosa
No município de San Pedro Huamelula, no sul do México, um ritual levou o prefeito, Daniel Gutiérrez, ao altar com uma noiva um pouco inusitada. Cumprindo uma tradição que tem mais de 230 anos e simboliza a união entre dois povos indígenas, o prefeito "se casou" com uma jacaré fêmea.
O casamento fictício entre o governante da cidade e a "princesa caimã" representa um pacto de paz ancestral e um pedido coletivo por prosperidade agrícola, fartura na pesca e boas colheitas.
Na edição deste ano, o prefeito Daniel Gutiérrez subiu ao palco cerimonial para se unir, simbolicamente, a Miguelana Estela del Mar Zavaleta Ramírez, o nome de batismo dado à caimã pela comunidade.
O animal foi adornado com vestido branco, saia colorida, flores no cabelo e até véu, tudo com apoio de uma "madrinha", que ajuda a preparar a noiva para o grande dia.
Ao longo dos três dias de celebração, o animal é conduzido em cortejo pelas ruas, visitando residências e sendo festejado com música tradicional, dança e muita cor.
O ápice da festa é o beijo simbólico do prefeito na noiva reptiliana, simbolizando o vínculo do povo com a natureza e os deuses da abundância.
Segundo a lenda local, a união entre uma princesa do povo Huave e um rei da tribo Chontal, séculos atrás, teria encerrado um antigo conflito entre os dois grupos. Desde então, a cidade revive anualmente essa cerimônia como uma forma de afirmar a paz, a união e o respeito entre culturas.
"A gente pede à mãe-terra e ao nosso criador abundância na colheita, na pesca e em tudo o que a região pode produzir", explicou o morador Luis Manuel López à imprensa local.
Apesar do tom divertido e inusitado, o ritual é levado a sério pelos moradores e atrai cada vez mais turistas e curiosos do mundo todo. Para o prefeito, a cerimônia é um símbolo do orgulho cultural da cidade.
"Huamelula é tão rica em tradição que, como todos os anos, está novamente sob os olhos do mundo", disse Gutiérrez durante o evento.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
