Em Formosa do Rio Preto, alunos do Colégio Pirilampo lançam foguetes em evento científico com apoio da Sicredi

12/05/2025

Veja fotos e vídeo

Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Pirilampo.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Pirilampo.

Por Revista Formosa

O céu foi o limite para os estudantes do Colégio Pirilampo, que participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada nos dias 7 e 10 de maio no espaço da ABB, em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia.

A ação foi promovida pelo Colégio Pirilampo, com o apoio da cooperativa Sicredi, e contou com a participação ativa dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A OBAFOG é uma iniciativa da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela ciência, astronomia e astronáutica por meio de atividades práticas e lúdicas.

Este ano, a edição de 2025 marca a terceira participação do Colégio Pirilampo. Em 2024, a escola obteve um excelente desempenho, com a conquista de cinco medalhas: uma de ouro, uma de prata e três de bronze.

O aluno Marcos Eugênio explicou à equipe da Revista Formosa que os estudantes construíram foguetes utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, canos de PVC e bombas de ar.

Segundo Marcos, os lançamentos podem ser impulsionados por diferentes métodos de propulsão, como a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio ou pela compressão de ar e água.

A segunda etapa da olimpíada, que corresponde à prova teórica da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), será realizada no dia 16 de maio de 2025.

O professor de matemática Gabriel Lustosa com o apoio da equipe do Colégio Pirilampo, foi o responsável pelo registro das distâncias alcançadas pelos foguetes e pelo acompanhamento dos experimentos.

Ele destacou o empenho dos alunos e a importância das parcerias para a educação:

"Foi uma atividade incrível, que uniu teoria e prática de forma muito divertida. Nossos alunos se dedicaram bastante e mostraram um grande potencial. Agradeço à equipe do Colégio Pirilampo e à Sicredi por acreditarem na educação e no poder transformador da ciência."

Já o representante da Sicredi em Formosa do Rio Preto, Jhames Damaceno, reforçou o compromisso da instituição com iniciativas educacionais:

"A Sicredi entende que apoiar projetos como esse é investir no futuro da nossa comunidade. Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento intelectual e social desses jovens, incentivando a curiosidade científica e o trabalho em equipe."

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.