Deputados articulam CPI contra Moro por ‘conflito de interesses’ no setor privado

24/01/2022

Por Revista Formosa

Parlamentares articulam uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostos "conflitos de interesse" de Sergio Moro (Podemos) na empresa Alvarez & Marsal.

De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) vai começar a colher assinaturas na Câmara para a instaurar a CPI. Ao todo são necessárias 171 para a abertura da comissão. O parlamentar calcula que a esquerda conta com 140 apoios, e, portanto, faltariam cerca de 30 para que fosse adiante.

Ainda segundo a publicação, a investigação tem como base os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal avalia se a atuação de Moro como juiz fragilizou a situação econômica de empreiteiras investigadas na Lava-Jato, que posteriormente tiveram como responsável pela recuperação judicial a Alvarez & Marsal, onde ele atuou após deixar a magistratura.

A empresa em questão chegou a receber R$ 42 milhões de companhias investigadas na Lava Jato."Todas as empresas que Moro quebrou estão sendo recuperadas pela Alvarez & Marsal a peso de ouro. É preciso investigar o conflito de interesses", disse Teixeira, à coluna.