Depois de 22 anos, oposição vence eleições na Venezuela
Por Revista Formosa
A oposição venezuelana saiu vitoriosa nas eleições para governador no Estado de Barinas, berço do ex-ditador Hugo Chávez.
Assim, se põe fim a um período de 22 anos em que familiares do líder bolivariano estiveram à frente do governo estadual.
A disputa de domingo 10 foi realizada depois que a Justiça, alinhada ao chavismo, anulou o pleito realizado no último mês de novembro, quando os resultados indicavam uma vitória da oposição.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, os eleitores de Barinas elegeram o candidato Sergio Garrido, representante da Mesa Democrática Unida (MUD), partido de oposição apoiado pelos Estados Unidos.
O resultado oficial não havia sido confirmado pelas autoridades eleitorais até a noite de domingo.
Por sua vez, o candidato do Partido Socialista Unido da Veneuela (PSUV) e chanceler do país, Jorge Arreaza, reconheceu a derrota.
"A informação que recebemos de nossas estruturas do PSUV indicam que, ainda que tenhamos aumentado nossos votos, não conseguimos alcançar o objetivo. Agradeço de coração à nossa militância heroica. Seguiremos protegendo o povo barinês em todos os espaços", ele escreveu no Twitter.
Barinas querida. La información que recibimos de nuestras estructuras del PSUV, indican que, aunque aumentamos en votación, no hemos logrado el objetivo. Agradezco de corazón a nuestra heroica militancia. Seguiremos protegiendo al pueblo barinés desde todos los espacios.
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 10, 2022
Estado natal de Chávez
A disputa em Barinas foi marcada pela anulação do resultado original em novembro pelo Tribunal Supremo de Justiça, ligado ao ditador Nicolás Maduro, sucessor de Chávez.
Na ocasião, a corte também decidiu que o candidato opositor Freddy Superlano, que estava à frente na apuração, não poderia concorrer no novo pleito por ele ser acusado de corrupção.
Com o reconhecimento da derrota pelo chavismo, a oposição deverá assumir o governo do Estado natal de Chávez (1954 - 2013). O PSUV governava Barinas desde 1998.