Datafolha: vantagem de Lula no 2º turno cai de 16 para 5 pontos em 6 dias
Datafolha jurava que Bolsonaro tinha 38% das intenções de voto na pesquisa divulgada no dia 1º e o petista, 54%. As urnas e o povo desmentiram os institutos de pesquisa

Por Revista Formosa
A vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno caiu significativamente entre a pesquisa Datafolha do dia 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, e a divulgada nesta sexta-feira. A diferença entre os dois, que era de 16 pontos há quase uma semana, caiu para cinco.
Segundo o Datafolha desta sexta, Lula tem 49% das intenções de voto no segundo turno contra 44% de Bolsonaro. Na pesquisa do dia 1º, o placar era de 54% do petista contra 38% de Bolsonaro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A taxa de votos em branco ou nulos foi de 6% nas duas pesquisas, assim como o percentual de entrevistados que se disseram indecisos (2%).
No primeiro turno, como ficou evidente na eleição de domingo, os institutos de pesquisa apresentaram cenários distantes do resultado colhido pelos candidatos nas urnas. Os levantamentos, portanto, servem para indicar a temperatura da corrida ao Planalto nesta fase da campanha, não como fotografia do que de fato ocorrerá no fim do mês.
Na entrevista exclusiva concedida a VEJA desta semana, o presidente Jair Bolsonaro investiu num discurso voltado ao eleitorado de centro, com aceno específico às eleitoras mulheres. Dizendo-se um liberal, Bolsonaro prometeu mais privatizações, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conivente com a corrupção, disse se arrepender de falas polêmicas do passado e voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Segundo especialistas, Bolsonaro começa forte o segundo turno, mantendo o ritmo ultrapassará o petista bem antes que imaginava. O governador Zema de Minas Gerais, lidera arrancada pro Bolsonaro.
Com informações VEJA; Revista Formosa; Revista Oeste
