China impõe tarifa de 55% sobre carne bovina brasileira

31/12/2025
O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante encontro no Palácio da Alvorada, em Brasília - Imagem/ Ricardo Stuckert/PR
O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante encontro no Palácio da Alvorada, em Brasília - Imagem/ Ricardo Stuckert/PR

Por Revista Formosa

A China decidiu aplicar uma tarifa de 55% sobre as importações de carne bovina do Brasil que ultrapassarem volumes previamente estabelecidos. 

A medida entra em vigor nesta quinta-feira (1º) e foi divulgada pelo Ministério do Comércio do país asiático.

Além do Brasil, a decisão também atinge outros grandes exportadores das Américas, como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, além da Austrália. 

Segundo o governo chinês, o aumento expressivo das importações nos últimos anos teria causado impactos negativos ao mercado interno e à competitividade da produção nacional.

Principal destino da carne bovina brasileira, a China importou cerca de 1,5 milhão de toneladas da proteína apenas neste ano. De acordo com o comunicado oficial, as novas tarifas terão caráter temporário e vigorarão por três anos, com validade até dezembro de 2028. 

O documento prevê ainda que as medidas de proteção serão gradualmente flexibilizadas ao longo do período.

O imposto adicional será cobrado somente quando os embarques ultrapassarem os limites definidos por cotas. 

Para 2026, por exemplo, o Brasil terá autorização para exportar pouco mais de um milhão de toneladas de carne bovina ao mercado chinês sem a incidência da tarifa extra.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs