China faz maior exercício militar com munição real ao redor de Taiwan

04/08/2022

Por Revista Formosa

A China intensificou as suas atividades militares no Estreito de Taiwan nesta quinta-feira (4). Exercícios incluem disparos reais nas águas e no espaço aéreo da ilha, segundo a Reuters.

A demonstração de força foi iniciada depois da visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taipei. Na terça-feira (2), a congressista norte-americana foi ao Legislativo de Taiwan e se reuniu com a presidente da ilha, Tsai Ing-wen.

Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, os exercícios começaram às 11h de Taipei (0h em Brasília) e devem se estender até o mesmo horário de domingo (7).

Taiwan implantou sistemas de mísseis para rastrear atividade da força aérea chinesa. Navios da marinha taiwanesa também monitoram as atividades na região.

Autoridades da ilha afirmaram que os exercícios violam as regras da ONU (Organização das Nações Unidas), pois invadem o espaço territorial de Taiwan e são um desafio direto à livre navegação aérea e marítima. Ao todo, 900 voos e rotas de navios estão sendo afetados pelas manobras.

O governo taiwanês também informou que seus sites têm sido alvos de hackers.

O Partido Democrático Progressista de Taiwan classificou a iniciativa chinesa como "irresponsável e ilegítima".