Casal é preso após abandonar recém-nascida em Minas Gerais; policial militar amamenta bebê resgatada

20/02/2026

Por Revista Formosa

Um casal foi preso suspeito de abandonar a própria filha, de apenas um mês de vida, em uma área de matagal no bairro Cascata, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A criança foi encontrada desnutrida e com sinais de maus-tratos, sendo socorrida por moradores da região.

O que aconteceu

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que os pais discutem em via pública antes de deixarem a bebê. Nas gravações, a mãe aparece colocando a filha, enrolada em uma manta, no chão e se afastando. 

O pai retorna e pega a criança no colo, mas a mulher volta e retoma a bebê. O casal continua discutindo enquanto caminha pela rua.

Em determinado ponto, ao passarem por um bueiro, a mulher tenta jogar a criança no local, mas não consegue. Pouco depois, os dois deixam a recém-nascida e vão embora.

A bebê foi encontrada por moradores e levada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo informações, ela apresentava sinais de negligência e estava desnutrida.

Amamentação feita por policial

A Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada para atender a ocorrência. Durante o atendimento, a soldado Helem Valério, que está em período de amamentação, recebeu autorização médica para realizar amamentação cruzada e alimentar a criança.

De acordo com a policial, a decisão foi imediata diante da situação da bebê. Ela relatou que a recém-nascida estava suja e aparentava fome, e que agiu movida pelo instinto de ajudar.

Prisão e desdobramentos

Os pais, ambos com 22 anos, foram identificados e detidos. O homem deve responder por maus-tratos, enquanto a mulher poderá responder por maus-tratos e abandono de incapaz. 

Os nomes não foram divulgados, e a defesa não foi localizada até o momento.

O Conselho Tutelar acompanha o caso. A criança foi encaminhada para um abrigo, e ainda não há definição sobre eventual guarda por familiares ou inclusão em processo de adoção.

@revista.formosa Em Ibirité (MG), uma recém-nascida passou pelas mãos de duas mulheres no mesmo dia. Uma tentou descartá-la. Outra a colocou no próprio peito para alimentá-la. Câmeras registraram o momento em que a mãe biológica deixou a criança no chão após uma discussão. A bebê foi encontrada desnutrida. No atendimento, a soldado Helem Valério, da Polícia Militar de Minas Gerais, que estava em fase de amamentação, pediu autorização médica e amamentou a criança. Em poucas horas, a bebê experimentou o abandono e o cuidado. Agora está sob acompanhamento do Conselho Tutelar. Ao final o casal foi preso por abandonar a própria filha, de apenas um mês de vida. Matéria Completa: revistaformosa.com #notícias #revistaformosa ♬ som original - Revista Formosa

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs