Brigadistas de Formosa são capacitados para atuarem no combate às queimadas

Por Revista Formosa
De 04 a 08, os brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais em Formosa do Rio Preto participaram de uma capacitação com duração de 40 horas para atuar no combate e prevenção às queimadas ilegais. O treinamento foi realizado por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
"A brigada de incêndio é fundamental para a proteção do Meio Ambiente. Por isso, o Governo Municipal não está medindo esforços para qualificar cada vez mais os brigadistas. Nesse treinamento foram ofertadas aulas teóricas e práticas. Formosa agora passa a ter voluntários mais preparados para atuar em ocorrências relacionadas as queimadas e em situação de emergência", afirma o Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Júnior.
Além da apresentação dos equipamentos e materiais utilizados em combate a incêndios, foram ensinadas também noções de primeiros socorros. "Os brigadistas aprenderam como utilizar a bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros e também noções de primeiros socorros. Estamos felizes com essa formação. Sabemos que muitos danos ao meio ambiente serão evitados", destaca a Capitã da Polícia Militar, Giomara Machado.
O que é uma Brigada de Incêndio?
A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
Algumas dicas para evitar queimadas e proteger o meio ambiente:
Evite jogar bitucas de cigarro no chão
Não solte balões
Não faça fogueiras próximas a vegetação
Evite queimar móveis ou lixo
Capine a área perto de sua casa
Molhe faixas de terra seca
Diretoria de Comunicação Social -Prefeitura de Formosa do Rio Preto
