Ausência de Fachin eleva tensão no Congresso

15/07/2022
Ministro do STF Edson Fachin. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ministro do STF Edson Fachin. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Por Revista Formosa

A nova ausência de ministros em debates no Congresso, desta vez do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, para a audiência sobre ideias de melhorias do sistema eleitoral e segurança das urnas, foi alvo de duras críticas. O pouco caso levou parlamentares indignados a questionarem se os ministros realmente "têm apreço pela democracia" e se dão alguma importância para o poder Legislativo.

Contraditório não é com eles

O senador Eduardo Girão, autor do pedido de audiência, disse que o debate foi de "alto nível" e alfinetou: "é na divergência que se aprende".

O que dão valor

O deputado Paulo Eduardo Martins ironizou dizendo que "os ministros têm tempo para live" com youtubers e com políticos escolhidos a dedo.

Parece óbvio

Entre as propostas está realização de testes nas urnas compradas em 2020 como serão usadas na eleição, com biometria. O que não foi feito.

Dinheiro sobrando

Aparecem toalhas de Luciano Bivar entre as de Bolsonaro e Lula, nos ambulantes em Brasília. Com muito dinheiro e à cata de votos, tem gente achando que os políticos aparelharam os pontos de venda de bandeiras.

Vergonha repetida

O senador Eduardo Girão (Pode-CE) fez novas críticas aos ministros do STF, que de novo ignoraram convite do Congresso para a "sessão histórica" sobre eleições: "Quem tem apreço pela democracia?"

Sem interferência

O ministro da Defesa, Paulo Sergio, repetiu diversas vezes, ontem, no Senado, que as Forças Armadas apenas deram sugestões sobre o processo eleitoral no Brasil por convite do Tribunal Superior Eleitoral.

Estranha dispensa

O ministério público do Tocantins abriu inquérito para apurar um caso de dispensa de licitação para contratar agência de publicidade em pleno ano eleitoral, no valor de quase R$6 milhões. O secretário já foi notificado.

Bozo

Viraliza nas redes sociais o adesivo gigante, no para-brisas traseiro de uma van, com uma foto do personagem de canelos engraçados e a frase: "Bozo, o palhaço que acabou com o circo do PT".

Apenas uma sugestão

O coronel Marcelo Nogueira, especialista das Forças Armadas, explicou que a principal sugestão da comissão de militares ao TSE é mais um teste, após a lacração da urna e antes do envio às seções eleitorais.

Ainda é péssimo

Conexis, grupo que reúne operadoras de telecomunicações, celebrou a queda de 15,3% no número de reclamações de usuários junto à Anatel. Ainda assim, foram 161.348 notificações em maio, mais de 5 mil por dia.

Fim do martírio

O fim da limitação das sessões com psicólogos, fonoaudiólogos etc. foi uma vitória do consumidor. "Limitação sempre gerou muitas demandas judiciais", diz a especialista em Direito Médico, Nycolle Araújo Soares.

Pergunta na apuração

Quando Fachin disse esperar "aqui" um cenário pior que o do Capitólio, estava falando do Sri Lanka?

Com informações Diário do Poder