Agropecuária tem o melhor desempenho desde 1996 e puxa alta do PIB
Setor rural teve a maior contribuição para o salto de 1,9% da economia nacional no primeiro trimestre, afirma IBGE

Por Revista Formosa
A agropecuária cresceu 21,6% no primeiro trimestre de 2023 e puxou a alta de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto). Foi o melhor desempenho trimestral do setor desde os últimos três meses de 1996, segundo dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (1º).
O ramo é responsável por 8% da economia nacional e foi afetado por problemas climáticos no ano passado, conforme explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais Trimestrais, indicador responsável pela medição do PIB.
"Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária no ano passado, e neste ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano, explica ela.
"Dessa forma, a expansão no primeiro trimestre deste ano vem com uma base de comparação baixa. Isso facilitou uma alta matemática no período. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da agropecuária", diz Rebeca.
Chama atenção que o setor do Agronegócio tenha crescido de maneira tão significativa, levando o governo Lula (PT) a "faturar" esse desempenho, apesar das hostilidades do chefe do governo, que chamou os produtores de "fascistas", e dos ministros que ofendem o setor, como Marina Silva (Meio Ambiente), que usou a expressão pejorativa "ogronegócio", do diretor da Apex, Jorge Viana, que aproveitou viagem oficial à China para atacar o setor e, também, por "soltar seus cachorros" para invadirem terras de propriedade dos produtores rurais.
PIB cresce 4,0% frente a 2022
Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB cresceu 4,0% no primeiro trimestre de 2023. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou elevação de 4,1% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios avançaram em 3,0%.
A Agropecuária cresceu 18,8% em relação a igual período do ano anterior. Este resultado pode ser explicado pelo bom desempenho de produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre e pela produtividade. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), a soja, principal cultivo, apresentou ganho de produtividade e crescimento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%. Com exceção do arroz (-7,5%), outras culturas com safra relevante nesse trimestre também apontaram crescimento na produção anual e ganho de produtividade, como milho (8,8%), fumo (3,0%) e mandioca (2,1%).
Fonte:R7; Revista Formosa; Diário do Poder


