Agora é oficial: novo concurso da Polícia Civil da Bahia terá 750 vagas em três cargos

04/11/2025

Por Revista Formosa

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, nesta terça-feira (4), a autorização para a realização do novo concurso público da Polícia Civil da Bahia. Serão ofertadas 750 vagas para reforçar o quadro da segurança pública estadual.

A distribuição das oportunidades será a seguinte: 500 para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado. O edital com o cronograma completo será divulgado posteriormente no Diário Oficial do Estado (DOE).

O anúncio ocorreu durante uma coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador, e faz parte do conjunto de ações do governo voltadas ao fortalecimento das forças policiais.

Em janeiro, Jerônimo já havia sancionado uma lei que criou 2.397 novos cargos na corporação — sendo 500 para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores —, medida que abriu caminho para a realização do novo certame.

Formação e reforço nas forças de segurança

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o curso de formação dos aprovados deverá começar no início do próximo ano, com as atividades sendo conduzidas pela nova Academia de Polícia Civil (Acadepol).

"A expectativa é que, após a escolha da banca e as etapas iniciais do concurso, os cursos de formação sejam iniciados já no começo de 2026", afirmou Werner.

Além do anúncio do concurso da Polícia Civil, o governo também confirmou a convocação de 126 candidatos aprovados em seleções anteriores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros — sendo 85 policiais militares e 41 bombeiros.

O governador destacou ainda que, até dezembro, 2 mil novos PMs devem ser incorporados à corporação e que há planejamento para futuras seleções.

"Precisamos concluir as convocações pendentes antes de abrir novos concursos, garantindo justiça com quem já foi aprovado", ressaltou Jerônimo Rodrigues.

Outros concursos autorizados pelo governo baiano

Além da Polícia Civil, o governo estadual autorizou seleções em diversos órgãos, somando quase 900 vagas em várias áreas do serviço público. 

Veja a lista: 

Fiscal Estadual Agropecuário (ADAB) - 160 vagas 

Técnico em Fiscalização Agropecuária (ADAB) - 40 vagas 

Especialista e técnico em obras públicas (SEINFRA/SEDUR/SAEB) - 120 vagas

Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (SEMA/INEMA) - 60 vagas 

Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (SEMA/INEMA) - 50 vagas 

Auditor Fiscal (SEFAZ) - 100 vagas 

Agente de Tributos (SEFAZ) - 100 vagas 

Especialista em regulação (AGERSA) - 20 vagas 

Técnico em regulação (AGERSA) - 20 vagas 

Procurador (PGE) - 20 vagas 

Assistente (PGE) - 50 vagas 

Analista de Procuradoria (PGE) - 65 vagas 

Especialista em Política Pública e Gestão Governamental (SAEB) - 50 vagas 

Especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais (SEI) - 35 vagas

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.

Painel Cinematográfico de GIFs