Aeroporto estratégico para a Matopiba terá investimento de R$ 17,2 milhões para reformas
O Aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia, no Piauí, passará por reformas, ganhará nova sinalização e uma pista de pouso e decolagens com capacidade ampliada, podendo receber voos com até 45 lugares. Os serviços foram autorizados pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra).
Com a permissão, a Secretaria de Transportes do Piauí poderá emitir a ordem de serviço para o início das obras, que incluem ainda a instalação de auxílios visuais à navegação noturna. Essa fase dos trabalhos tem investimento previsto de mais de R$ 17 milhões, verba do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
MATOPIBA
Trata-se de investimento estratégico do ponto de vista econômico, dado seu potencial de impulsionar o desenvolvimento da Matopiba, região majoritariamente de cerrado composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, na qual ocorre grande expansão agrícola.
O município de Bom Jesus, a 635 quilômetros da capital Teresina, destaca-se no estado pelo cultivo de soja desde a década de 1990, quando passou a abrigar produtores de grãos oriundos do Sul do Brasil, do Uruguai e Paraguai. As universidades Federal e Estadual do Piauí também têm campus em Bom Jesus.
As melhorias no terminal aeroportuário do município integram o Termo de Compromisso nº14/2017, firmado entre a União e o governo do estado.
Com informações do Ministério da Infraestrutura