Abel exalta parte mental em reação do Palmeiras para conquistar o título paulista

Por Revista Formosa
A exemplo do ano passado, o Palmeiras conquistou o bicampeonato paulista revertendo uma derrota sofrida no jogo de ida. Depois de falar que a sua equipe poderia passar por uma "vergonha" em caso de derrota, o técnico Abel Ferreira exaltou a parte mental e o poder de reação de sua equipe na goleada por 4 a 0 aplicada neste domingo.
"Ainda bem que perdemos no jogo certo, tínhamos a chance de reverter em casa. Eu já disse a palavra 'orgulho' eu já disse muitas vezes. A palavra 'vergonha' eu já tinha dito antes aos jogadores antes de falar publicamente. Não mando recados, falo olhos nos olhos. Eles entenderam bem essa palavra", disse o treinador após a conquista.
"Nos preparamos muito bem para o jogo, sobretudo no aspecto mental. Tem que ter calma, dar tempo para o jogo rolar. Eu falei que era possível com calma, não deixando a cabeça atrapalhar o corpo", completou.
Ainda ao analisar a final de maneira ampla, Abel Ferreira explicou como a reação se deu depois de ver a sua equipe "adormecida" no jogo de ida. O treinador destacou a competitividade da sua equipe e como isso o orgulhou em mais uma conquista pelo clube.
"Às vezes precisamos que nossa equipe toque no animal competitivo que habita neles. Se olhar no último jogo contra o Água Santa, eles deixaram adormecer. Se o Palmeiras não for competitivo, pode perder para qualquer equipe. Mas se formos competitivos podemos qualquer equipe. É um orgulho muito grande pertencer a essa família", disse.
"Taticamente perfeito"
Para além do aspecto mental e da confiança, o treinador palmeirense analisou o jogo a partir do plano tático. Na visão de Abel Ferreira, a sua equipe fez um jogo perfeito nesse aspecto e ainda soube se impor também na parte técnica, surpreendendo os planos do Água Santa para a decisão.
"Nós surpreendemos eles. Eles não estavam esperando que fizéssemos a pressão que fizemos. Nós os armadilhamos. Não deixamos gostar do jogo em momento algum. Acho que fomos taticamente perfeitos", analisou Abel.
"Foi um jogo muito bem construído. Com todo o respeito ao Água Santa, que fez uma campanha extraordinária, somos melhores. Somos o Palmeiras. Meus jogadores aprenderam a lição do último jogo (derrota na ida). Hoje acho que nossos torcedores ficaram orgulhosos", completou.
Com a goleada por 4 a 0, o Palmeiras espantou qualquer zebra e ficou com o título no Allianz Parque neste domingo. Assim, o Verdão chegou ao 25º título e diminuiu para cinco a distância para o Corinthians, que é o maior campeão estadual, com 30 títulos do torneio. O Verdão é o segundo na lista, seguido por Santos e São Paulo, que estão empatados com 22.
Viciados em levantar taças! 🏆
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 9, 2023
Simplesmente SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS! 🟢#AvantiPalestra#TimeDaVirada pic.twitter.com/CAKQZRBg3z
Gazeta Esportiva

