08 de janeiro: Câmeras mostram ministro do GSI no Planalto durante invasão

Por Revista Formosa
Imagens de câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto divulgadas nesta quarta-feira (19) mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias, dentro da sede do Executivo Federal durante a invasão ao local no dia 8 de janeiro deste ano. O registro foi revelado pela CNN Brasil.
Segundo o veículo, às 16h29 do dia 8 de janeiro duas câmeras registram imagens do general dentro do Planalto. No início, ele caminha sozinho pelo terceiro andar da sede do Executivo, na antessala do gabinete presidencial. Na sequência, ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.
Minutos depois, o general aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens apontam ainda que ele indica a saída de emergência a um grupo de invasores. Os registros mostram outros integrantes do GSI que também parecem indicar a saída aos manifestantes.
Ainda segundo a CNN, os vídeos mostram que, em vários momentos, funcionários do GSI e invasores circularam no Palácio do Planalto. No terceiro andar, onde as câmeras registraram as imagens do ministro, diversas pessoas quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro e o relógio Balthazar Martinot, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808.
Quem é Gonçalves Dias, o general à frente da segurança do Planalto no dia 08?
Segundo matéria de dezembro/22 do Antagonista: "Atuou no comando da segurança pessoal de Lula entre 2003 e 2009".
Na época, Gonçalves Dias ficou conhecido como "sombra de Lula", por estar sempre ao lado do presidente em compromissos oficiais e pessoais.
Durante a campanha eleitoral, Gonçalves Dias voltou a dar apoio à "equipe de segurança do petista, auxiliando na montagem dos eventos de que Lula participou."
