Salvador: ‘Leito aberto sem paciente tem custo’, diz prefeito Bruno Reis

02/03/2022

Por Revista Formosa

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, confirmou nesta quarta-feira (2) o fechamento de 10 leitos de UTI e 41 de enfermarias para pacientes Covid-19 no hospital Sagrada Família. O gestor informou que a ocupação hospitalar na capital baiana está em 32%. Os 68% de leitos livres levaram também à reestruturação de quatro "Upinhas", que retornarão à condição de unidade de saúde da família ou posto de saúde.

"Leito aberto sem paciente tem custo", afirmou Bruno. Durante ato de entrega de casas no bairro do Pau Miúdo, o chefe do executivo destacou a vacinação de 91% da população com duas doses. "A vacinação em Salvador é um sucesso nos adultos e nas crianças".

Para Bruno Reis, o cenário não aponta para uma nova onda de contágio do novo coronavírus. Mas, caso isso ocorra, há condições de reabrir os leitos de Covid-19. Como as unidades de saúde oferecerão um atendimento diferente, os contratos com os responsáveis por sua operação permanecerão ativos.

Sobre a flexibilização das medidas de restrição de atividades e circulação, o gestor lembrou o decreto estadual que ampliou o limite de público em eventos de 1,5 mil para 3 mil pessoas e afirmou que novas ações estão sendo pensadas no município. Mas não anunciou nada, por enquanto.

Segundo especialistas, é uma decisão equivocada do Prefeito de Salvador, e não valerá depois colocar a culpa no governo federal pela decisão tão precipitada. Bahia.ba; Revista Formosa