Rio Grande do Norte recebe as águas do São Francisco pela 1ª vez

10/02/2022

Por Revista Formosa

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta quarta-feira, 9, de um evento que marcou a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, após quase 16 anos de espera, os eixos Norte e Leste do projeto foram concluídos.

A pasta informou que, em 2016, apenas 16,15% do Eixo Norte e 15,67% do Eixo Leste estavam operacionais. Em 2019, no início da atual gestão, os porcentuais eram de 31,54% no Eixo Norte. Atualmente, ambos os eixos estão com 100% de execução.

"Esta transposição foi prometida para 2012 e parou. Quando assumimos, em 2019, falei com o Rogério Marinho e meus ministros: 'Vamos concluir obras'. E esta obra é a principal, porque água é vida. Missão dada é missão cumprida", disse Bolsonaro.

"É a conclusão do Eixo Norte. Nós vamos fazer com que, brevemente, se conclua totalmente a transposição do São Francisco. Tudo faremos para que a água, esse bem indispensável, chegue ao lar de cada um de vocês", concluiu.

Durante o evento, o ministro Rogério Marinho traçou uma linha do tempo das obras desde quando a atual gestão do governo federal assumiu, em 1º de janeiro de 2019.

"Foi este Governo que deu operacionalidade ao Projeto São Francisco. Quando assumimos, apenas 31,54% das estruturas do Eixo Norte tinham condições de operar, e as águas sequer haviam saído do Estado originário, Pernambuco."

O ministro disse que o governo Bolsonaro foi o responsável por garantir os investimentos e as condições para que as águas chegassem ao Ceará e ao Rio Grande do Norte.

"Muito do que havia sido construído estava praticamente abandonado, sem uso, se deteriorando", afirmou Marinho.

Quando todas as obras complementares estiverem concluídas, a previsão é que mais de 16 milhões de brasileiros, de 565 municípios, de sete Estados nordestinos, serão beneficiados pelas águas do Rio São Francisco.

Postagem de Bolsonaro

Pelas redes sociais, o presidente da República registrou sua passagem pelo Rio Grande do Norte.