Primeira mulher a presidir a OAB da Bahia, Daniela Borges toma posse, promete mais diálogo com a sociedade e diz: ‘construir juntos’; veja

03/01/2022
Daniela Borges
Daniela Borges

Por Revista Formosa

A advogada baiana Daniela Borges tomou posse no último sábado (1) como presidente da Ordem dos Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo no estado. A seccional baiana será a primeira no país a ter duas mulheres à frente da OAB, já que Christianne Gurgel tomou posse como vice.

"Esse é um momento histórico e sem dúvida nenhuma é um momento de muita alegria e de uma trajetória que não é só minha. É o momento de uma gestão com paridade de gênero. Chegar à presidência da OAB com essa história e reafirmando a importância dessa representatividade é muito simbólico. A OAB-BA tem mais mulheres do que homens, então acredito que estamos no momento de colocar em prática nossos projetos", disse.

A advogada falou sobre o que espera para os próximos três anos, mas se diz preparada para enfrentamentos. "Os desafios são grandes, mas estamos com disposição para muito trabalho e com muita coragem para esses próximos três anos. [...] em relação ao machismo, sabemos que ele está na estrutura da sociedade. Daí a importância de uma maior presença de mulheres nos espaços de decisão. Também sabemos que junto com o cargo vem uma maior responsabilidade", disse.

Daniela ainda destacou que pela primeira vez, cinco mulheres estão à frente de seccionais da OAB pelo país. "A Bahia foi a única seccional no Brasil que elegeu duas mulheres para presidente e vice presidente. Que a gente faça disso um solo fértil para mais transformações. Queremos construir juntos [com a sociedade]. Queremos dialogar com esses problemas que ocorrem na sociedade, o combate ao machismo, ao racismo, e devemos começar esse diálogo praticando isso dentro da ordem", defendeu.

Com isso, a presidente da OAB-BA também destacou que além do papel das mulheres, a questão racial terá relevância na sua gestão. "Eu sempre disse que a representatividade precisa se fazer presente com atores de decisão. Na nossa chapa observamos também nos espaços de decisão a presença de advogadas e advogados negros destacando essa presença e esse poder como algo muito importante. Entendemos que esse é um ponto que precisamos avançar ainda mais. Precisamos de mais representatividade nos espaços de decisão", disse. Na gestão de Daniela, a OAB da Bahia completará 90 anos no mês de abril de 2022.

A advogada, que apesar da posse só assume oficialmente os trabalhos no dia 20 de janeiro, diz que o momento atual do Brasil é importante para a advocacia. "Estamos em um momento de defesa da constituição, de defesa da democracia, e do estado de direito, e por tudo isso, eu entendo que devemos fazer o nosso dever de casa. É um momento muito importante para nosso país. E eu me sinto muito honrada em assumir esse desafio de presidir uma instituição tão importante como a OAB da Bahia, que está completando 90 anos" disse. "Nós vamos trabalhar incansavelmente, juntamente com todo o conselho, para melhorar as condições de trabalho da advocacia, defender as nossas prerrogativas e sobretudo, melhorar o atendimento do Judiciário baiano", completou. G1