Pressionado Rui recua e diz que não vai exigir comprovante de vacinação para estudantes

29/01/2022

Por Revista Formosa

Rui Costa explicou que não pode exigir a vacinação para que estudantes menores de idades possam entrar nas escolas, porque decisão sobre imunização não cabe exclusivamente a eles.

Estudantes menores de idade das escolas públicas na Bahia não terão comprovante de vacinação exigido para assistir as aulas, nas unidades. A informação foi divulgada pelo governador do estado, Rui Costa, nesta quinta-feira (27).

Na segunda-feira (24), quando começou a matrícula de novos alunos e pessoas com deficiência e estudantes que vão trocar de escola, o governo anunciou que o comprovante de vacinação está entre os documentos exigidos.

Nesta quinta, pressionado pela sociedade baiana, Rui Costa recuou da sua decisão ditatorial, explicou que não pode exigir a vacinação para que estudantes menores de idades possam entrar nas escolas, porque a decisão sobre a imunização não cabe exclusivamente a eles.

"Eu acho que tem, inclusive, aspectos legais do ponto de vista de você exigir de quem é menor de idade a vacinação. Então, você pode exigir de quem é maior de idade, porque a decisão cabe exclusivamente a ele a vacinação", atacou a liberdade.

"Agora, quem é menor de idade tem aspectos legais em você negar, eventualmente, estudo de uma criança, porque ele não decide sozinho se vacina ou se não vacina", disse o governador recuando da decisão anterior.

Rui atacou dizendo que o comprovante será exigido para os estudantes maiores de 18 anos obrigatoriamente, independente de sua liberdade de escolha. A matrícula na rede estadual começou na segunda-feira (24). O ano letivo terá início no dia 7 de fevereiro.