Paulo Rogério homenageia Dr. Hélio Fonseca Paranaguá no 3º Leilão PR Paranaguá, em Corrente
Confira na íntegra

Por Revista Formosa
A 3ª edição do Dia de Campo e Feira de Negócios da PR Paranaguá Agropecuária foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, no município de Corrente, extremo sul do Piauí. O evento, que já se consolida como uma importante vitrine do agronegócio regional, reuniu produtores rurais, técnicos, empresários e parceiros do setor.
Entre os presentes, estiveram o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o prefeito de Corrente, Filemon Paranaguá, e a equipe da AgroFormosa, de Formosa do Rio Preto (BA), liderada por Sabino Filho, presidente da Acrifor – Associação de Criadores de Formosa.
No último dia da programação, o anfitrião Paulo Rogério emocionou o público ao prestar uma homenagem ao seu tio, o médico - veterinário e pecuarista Dr. Hélio Fonseca Nogueira Paranaguá.
"Em nome da PR Paranaguá e dos produtores, digo que homenagem deve ser feita em vida," afirmou.
Paulo relatou que fez questão de convidar o tio para receber pessoalmente a honraria:
"Todos os dias homenageamos alguém. Hoje homenageamos aquele que trouxe o nelore, as tecnologias, de forma desbravadora para o nosso estado e região."
O produtor também destacou a importância pessoal de Hélio em sua trajetória:
"Na ausência de meu pai, foi ele quem me deu o suporte, a coragem e a determinação de continuar. Por isso, hoje, tio, essa homenagem é para o senhor."
Ao finalizar, reforçou o compromisso com o legado deixado:
"Temos a obrigação de levar a pecuária do sul do estado ao Brasil e ao mundo. Essa homenagem é simbólica ao melhor criador que temos aqui."
Após o discurso, Paulo Rogério entregou a homenagem a Dr. Hélio, sendo aplaudido pelos presentes.
O gesto simbolizou o reconhecimento público à história e contribuição de uma das figuras mais importantes da pecuária piauiense.

Conheça Hélio Paranaguá
Hélio Fonseca Nogueira Paranaguá, nascido em Corrente (PI) em 1929, é médico-veterinário e pioneiro do melhoramento genético da pecuária no sul do Piauí.
Formado em 1957 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, recusou permanência na capital e retornou ao seu estado para transformar a pecuária local.
Com seu irmão Dalton, introduziu as raças zebuínas Nelore e Gir, promovendo o aprimoramento genético do rebanho regional.
Foi conselheiro da ABCZ por mais de 30 anos, e introduziu técnicas modernas como inseminação artificial, mineralização e transferência de embriões.
Inovou com o programa de empréstimo de tourinhos para pequenos criadores e foi o primeiro cliente da Tortuga no Nordeste.
Em quase 70 anos de dedicação, Hélio liderou uma revolução silenciosa na pecuária piauiense, elevando a qualidade dos animais e colocando a região no cenário nacional da criação de gado zebu.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.
