Não dá mais pra disfarçar: Instituto de Pesquisa admite crescimento de Bolsonaro contra Lula

12/04/2022

Por Revista Formosa

Divulgada nesta segunda-feira, 11 de abril, a pesquisa XP/Ipespe com a intenção de voto nas eleições presidenciais entre os eleitores de São Paulo apontou uma forte evolução do presidente Jair Bolsonaro (PL) na comparação com a análise feita em fevereiro. De acordo com os novos números, o atual líder já está tecnicamente empatado com o ex-presidente Lula (PT).

Enquanto o petista aparece com os mesmos 34% das intenções de voto que possuía em fevereiro, Bolsonaro viu seu eleitorado aumentar de 26% para 30% em comparação com a última pesquisa. Como a margem de erro da análise é de 3,2 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Esta foi a primeira simulação feita pelo instituto, apenas no estado, sem Sergio Moro na lista de candidatos. Entre os outros nomes consultados, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. Em seguida, está Simone Tebet (MDB), com 6%. André Janones (Avante), Felipe D'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) têm 1%.

O levantamento ouviu mil pessoas entre os dias 6 e 9 de abril. O intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00800/2022.

Pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas, em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 06 de abril, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela Presidência da República, com 41,5% das intenções de voto na sondagem estimulada.

Em segundo lugar, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 35,3% da preferência do eleitorado.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 5,8%; o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 5,8%; e o deputado federal André Janones (NOVO), 1,2%. Créditos: Portal de Prefeitura.