Ministros do STF não querem que Silveira seja Senador

09/05/2022
Deputado Federal Daniel Silveira - Foto: Cristiano Mariz
Deputado Federal Daniel Silveira - Foto: Cristiano Mariz

Por Revista Formosa

Ministros do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) não aceitam a ideia que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) venha lançar o deputado federal Daniel Silveira ao Senado, pelo Rio de Janeiro, nas eleições de outubro.

De acordo com informações dos bastidores do poder, o parlamentar deseja disputar a única vaga disponível no estado esse ano, após a visibilidade obtida após sua condenação inconstitucional pelo próprio STF e o indulto concedido pelo Chefe do Poder Executivo.

A preocupação dos ministros do STF, caso Silveira seja eleito, poderá propor o impichamento de alguns ministros. Devido a essa apreensão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o perdão de Bolsonaro não afasta a inelegibilidade decorrente da condenação inconstitucional. Essa afirmação de Morais não tem nenhum fundamento na Constituição, é o que vem dizendo os juristas.

O PTB já confirmou a pré-candidatura de Silveira e vem deixando os ministros do Supremo nervosos porque já tem conhecimento que o Deputado Federal será eleito. É questão de sobrevivência, vale até mesmo rasgar a constituição diante dos olhos da sociedade brasileira e das Forças Armadas.

De acordo com o artigo 142 da Constituição Federal, somente as Forças Armadas podem trazer de volta para as "quatro linhas", ministros que estão tomando decisões ilegais.