Alemanha vai suspender as medidas restritivas
Por Revista Formosa
O chanceler Olaf Scholz se reúne nesta quarta-feira, 16, com os 16 governadores estaduais da Alemanha. Na pauta estão as restrições provocadas pela covid-19.
De acordo com a agência de notícias Reuters, Scholz pretende definir um planejamento para reduzir as restrições no país. Segundo o governo alemão, os números oficiais mostram que as novas infecções por covid-19 diminuíram na Alemanha. Países vizinhos, como a Dinamarca, já suspenderam as restrições, por isso, há crescentes pedidos para que a Alemanha siga o exemplo.
Na reunião de hoje, Scholz e os governadores devem considerar propostas para derrubar a maioria das restrições até 20 de março, avançando em várias etapas.
"Passamos do pico da onda de Ômícron, exatamente no dia que previ há um mês", disse o ministro da Saúde, Karl Lauterbach, ao jornal Bild na terça-feira 15. Isso, disse ele, possibilita um "modesto afrouxamento" das restrições.
À medida que a Alemanha avança para aliviar as restrições, a possibilidade de instituir no país a exigência do comprovante de vacinação está diminuindo. Scholz se manifestou a favor da exigência pouco antes de se tornar chanceler em dezembro, mas a coalizão partidária do primeiro-ministro está dividida sobre o assunto e ele deixou que o Parlamento apresentasse propostas.